domingo, 18 de julho de 2010

DAVI CONTRA GOLIAS




Cada vez aprendendo mais...


No bairro da Boa Vista em Curitiba encontrei em uma das minhas caminhadas matinais este cenário no mínimo curioso.

Trata-se do Edson, verdureiro ambulante, que com sua banca móvel atende a vizinhança local com produtos e atendimento diferenciado.

Notem a placa de reciclagem de sacolas que ele coloca junto a banca, a outra placa de costas é de ofertas, ou seja, o Edson faz tudo igual ao gigante que podemos ver atrás da banca dele na foto, e não é só atras da foto não!

O gigante fica atrás também em preços de diversos itens que o Edson vende para sua clientela fiel que prefere comprar produtos dele do que entrar no BIG logo alí.

Relembrando o mix de marketing, os quatro P.

Produto: o Edson tem e são de aparência muito boa;

Preço: De novo ele dá um banho, alguns itens mais baratos que o gigante multinacional;

Praça: Enorme clientela fiel do dia a dia morando próximo a banca do Edson, esta praça ele domina;

Promoção: Nem precisa falar, o boca a boca, o esforço de vendas do Edson, sua placa de ofertas, exposição de produtos e a placa ecológica fecha este completo mix de marketing.

Comprei neste mercado (BIG) semanas atrás uns pães e acompanhamentos e adivinhem o atendimento do caixa!

Não me olhou, não me cumprimentou, não se despediu, completou o mix do antimarketing, seguiu a cartilha de como perder clientes.

Graças a pasteurização de atendimento que vemos nestas empresas que milhares de Edsons vão continuar nos surpreendendo.... e aprendendo...

Para dicas de Marketing & Criatividade baixe nosso livro gratuito no http://www.gruposupera.com.br/


abs. Lorenzo Busato

7 comentários:

Anônimo disse...

interessante, e como solucionar o problema do gigante? te mando um email quero sua opinião.
adrian shapiro

Anônimo disse...

Se ele morasse aqui em Floripa eu teria pra quem doar minhas sacolinhas de supermercado que ninguém quer,nem recicladores/catadores.
Agora só uso retornável,feita de garraga pet.Mas as que eu vinha gurdando pra não acabar nos bueiros chegaram a ser centenas,hoje levei tudo pra NovoCiclo que pega até isopor.
Temos um caso parecido aqui,um senhor que vende no mesmo sistema,perto de um gigante local,o Angeloni.Gosto desse contato mais próximo,me lembra as adoráveis quitandas da minha infância,das deliciosas feiras livres onde mais se conversava do que comprava.
Foi um flagrante duplamente feliz :)
Lia

Anônimo disse...

Parabens pela observação, não importa o tamnho do seu concorrente o que importa é o tamanho do seu entusiasmo, da sua vontade de fazer melhor, isso nao quer dizer que se voce é grande tanbem não pode ser um edson, pode sim, pra isso é preciso focar em qualidade de atendimento, e não esquecer que cliente é jente e não um numero no final do més.

Anônimo disse...

Sandra Trajano- Belo Horizonte-MG
Edson deixa de ser um simples comerciante ambulante quando decide, sem nenhuma tecnologia ou qualificação didática, enfrentar um gigante. Ele não tem conhecimento da matriz swot, entretanto, aplica-a com eficiência. Devemos nos atentar para esses detalhes onde um pequeno ambulante consegue fidelização de uma público tão somente com sua humildade e dedicação àquilo que se propõe.
Decididamente, o artigo explora detalhes de um marketing que devemos nos atentar a inovar, buscando subsídios em experiências como esta; talvés, dessa maneira, possamos, como Edson enfrentar de frente nossos gigantes com mais eficácia.

Lorena (seguidora) disse...

E assim temos mais um grande exemplo... e vemos cada vez mais a importancia do tratamento um-a-um, da comunicação correta com o seu público, da paixão pelo o que faz -e faz bem feito, da retenção dos clientes e do controle de todo o proceso.
Parabéns!

empreendedor é..... disse...

apesar de o marketing de seu edsom ser do tamanho de uma azeitona, ele não deixou de ganhar, por que ele alem de sua humilde propaganda ,tem a favorvantagens, boca a boca, cliente que passam pela calçada, e impotantissimo o valor e a qualidade de seu produto. ganha a clientela antes de seu concorrente big...e esta é a realidade de nosso pais.

empreendedor é..... disse...

apesar de o marketing de seu edsom ser do tamanho de uma azeitona, ele não deixou de ganhar, por que ele alem de sua humilde propaganda ,tem a favorvantagens, boca a boca, cliente que passam pela calçada, e impotantissimo o valor e a qualidade de seu produto. ganha a clientela antes de seu concorrente big...e esta é a realidade de nosso pais.

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